MST conhece trabalho da COOPFAM
Dois grupos do MST (Movimento Sem Terra) visitaram a Coopfam (Cooperativa dos Agricultores Familiares) na última quarta-feira (12). Eram 21 pessoas de dois assentamentos localizados em Guapé e em Campo do Meio, onde estão abrigadas 49 e 43 famílias, respectivamente.O assentamento de Guapé chama-se Santo Dias. O nome é uma homenagem a um sindicalista morto em 1979, no ABC paulista, durante uma manifestação. Nesse acampamento, os integrantes têm uma preocupação muito grande com a questão ambiental. Eles não utilizam práticas como queimadas e uso de agrotóxicos para preparar o solo em que será plantado.Já o outro grupo, de Campo do Meio, está instalado no assentamento Primeiro do Sul. Este acampamento chama-se assim devido ao fato de ter sido o primeiro acampamento do MST no Sul de Minas. Esse grupo tem como meta superar as práticas convencionais e partir para o cultivo orgânico tanto de café como de outros tipos de plantações. O objetivo da visita tinha relação exatamente com esta vivência: conhecer o trabalho da cooperativa como a relação de comércio, de parcerias e da instituição em geral, além dos processos de produção e as práticas para o cultivo do café orgânico.
A preocupação deles é fazer com que todos os integrantes desses assentamentos usufruam da terra com práticas naturais, evitando o uso de agrotóxicos e, consequentemente, produzirem produtos saudáveis e não causar mau aos próprios agricultores.
Eles tomaram conhecimento da cooperativa através de alguns membros do movimento que participaram de um encontro realizado em Pouso Alegre, onde estiveram presentes representantes de vários sindicatos.
A visita foi confirmada no mês passado, em Alfenas, durante o Fórum Agrário Sul Mineiro em que o presidente da Coopfam, Luis Adauto de Oliveira também participou.
Os integrantes o movimento informaram que já possuem toda a documentação para regularização desses assentamentos em que eles estão.
Durante a visita na Coopfam, eles foram recepcionados pelo presidente e participaram de uma palestra, na qual conheceram os princípios da cooperativa, assistiram um vídeo sobre a história da entidade. Na quinta-feira, os sem-terra visitaram algumas propriedades e acompanharam o trabalho das famílias produtoras de orgânicos.
ESTÁ NA HORA DE VOCÊ ASSUMIR SEU PAPEL DE LÍDER
-
Um verdadeiro líder não nasce pronto – constroi-se. Seja no trabalho, na
política, nos esportes ou na vida pessoal, liderar exige muito mais do que
apena...
Há 2 meses